2021

Relatório de monitoramento global da educação 2020, América latina e Caribe: inclusão e educação: todos, sem exceção

Inclusão e educação
z
A América Latina e o Caribe apresentam as taxas de desigualdade socioeconômica mais altas e desafiadoras do mundo, que moldaram seus sistemas educacionais ao longo das décadas. Este relatório examina todas as pessoas incluídas, bem como as excluídas, na educação na região, identificando as barreiras que os alunos enfrentam, especialmente quando afetados por múltiplas desvantagens.
O relatório também explora os desafios para a educação impostos pela COVID-19 e a necessidade de ações urgentes para prevenir o agravamento das desigualdades.Produzido pela equipe do Relatório de Monitoramento Global da Educação (GEM), em parceria com o Escritório Regional para a Educação na América Latina e o Caribe (OREALC/UNESCO, Santiago) e o Laboratório de Pesquisa e Inovação em Educação para a América Latina e o Caribe (SUMMA), o relatório avalia as principais soluções para garantir maior inclusão por meio de vários estudos de caso da região. Ele oferece uma análise aprofundada sobre os desafios à inclusão na educação decorrentes de migração e deslocamento na Colômbia e na Costa Rica; localidades remotas no Brasil e Suriname; deficiência em Cuba e Nicarágua; gênero no Peru e na Jamaica; orientação sexual, identidade e expressão de gênero no Chile e no México; pobreza na República Dominicana e em Honduras; etnia na Bolívia e Equador; e encarceramento em El Salvador e Uruguai.Partindo do Relatório de Monitoramento Global da Educação 2020, esta edição regional conclui que as leis e as políticas fortes na América Latina e no Caribe demonstram um compromisso com a inclusão, mas que as realidades diárias enfrentadas pelos alunos sugerem lentidão na implementação.
As recomendações têm por objetivo promover sistemas de educação mais inclusivos para beneficiar todas as crianças e jovens, independentemente de seus antecedentes, identidade ou habilidade. As recomendações proporcionam uma estrutura sistemática para identificar e derrubar as barreiras para as populações vulneráveis, de acordo com o princípio de que "cada aluno é importante e importa igualmente".

Crianças sorrindo completam o banner. Com barra roxa onde se lê o ano de 2020 e o texto: Inclusão e educação

Inclusão e educação
z