Março
2023

Relatório da UNESCO destaca iniciativas brasileiras nos esforços para alcançar a igualdade de gênero na e pela educação

ciência

Recentemente, a UNESCO lançou o relatório UNESCO's efforts to achieve gender equality in and through education, 2021 highlights que apresenta os destaques do trabalho que a Organização realizou em 2021 para fazer avançar a igualdade de gênero por meio da educação, incluindo ações realizadas no Brasil.

Esses avanços foram possíveis devido ao apoio dos parceiros, que incluem governos, organizações da sociedade civil (OSCs) e o setor privado, o que é reconhecido pelas ações descritas.

As ações do Brasil em destaque no relatório são:

• a Coalizão Global de Educação – Tema Principal Gênero, que abordou os impactos do fechamento das escolas devido à pandemia da COVID-19 sobre as questões de gênero;
  • a continuação da campanha “Manter as meninas em cena”, de 2020, que apoiou o retorno das meninas à escola. Estima-se que, em todo mundo, a campanha atingiu 400 milhões de pessoas e, em 2021, seus materiais foram traduzidos para o português; e
  • as ações que visaram garantir habilidades digitais e educação nas áreas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática, na sigla em inglês), com foco em aumentar a participação das mulheres e melhorar o equilíbrio de gênero nessas áreas. Tais ações foram desenvolvidas por meio da construção de uma base de evidências para fundamentar políticas públicas com aqueles objetivos. No Brasil, a UNESCO realizou um estudo de mapeamento das redes que apoiam a participação de meninas e mulheres nas áreas de STEM e identificou 200 iniciativas.

Por fim, o relatório também destaca o Prêmio UNESCO para a Educação de Meninas e Mulheres, financiado pelo governo da China, que tem como objetivo reconhecer inovações e contribuições realizadas por indivíduos, instituições e organizações para promover e fazer avançar a educação de meninas e mulheres. Em 2021, o prêmio no valor de US$ 50 mil foi concedido à iniciativa {reprograma}, por seu trabalho de desenvolvimento de habilidades digitais com foco em meninas e mulheres sub-representadas e de baixa renda, a fim de reduzir a exclusão digital de gênero.

Para mais informação: https://www.unesco.org/pt/articles/relatorio-da-unesco-destaca-iniciativas-brasileiras-nos-esforcos-para-alcancar-igualdade-de-genero