acessibilidade

Início do conteúdo da página

Dezembro
16
2020

Publicação do e-book Resistência LGBTI+: caderno de trabalhos



APRESENTAÇÃO

Na semana do dia 03 ao 08 de Agosto de 2020, ocorreu a primeira edição do Congresso Online de Resistência LGBTI+. Essa obra é resultado das exposições, conversas e debates que ocorreram ao longo do evento. 

A ideia de realizar um congresso pautando a resistência LGBTI+ surgiu de um contexto de retirada de direitos e de uma sensação geral de desmobilização do movimento. Apesar do contexto triste de pandemia, que causou o distanciamento presencial entre nós, bem como crises sociais, econômicas e políticas, foi possível reunir, de forma virtual, vozes do Brasil inteiro para debater questões urgentes do nosso movimento. Como a comunidade LGBTI+ vive em meio às adversidades mesmo em situações tidas como “normais”, e as superamos diariamente, para nós, tirar o melhor de um obstáculo é a regra e não a exceção. Por isso, agradecemos todos, todas e todes que contribuíram e ajudaram na construção de um evento dessa proporção.

Fomos capazes de reunir, em um só ato, militantes e ativistas de todas as regiões do país, que carregaram em suas falas as experiências de uma vida inteira de lutas, nos mais variados contextos étnicos, sociais e culturais. 

Essa troca de vivências, estudos e opiniões é, mais do que nunca, essencial para a construção de um movimento LGBTI+ capaz de fazer frente aos retrocessos e às violências que perpassam a nossa realidade.

Portanto, esse livro é um símbolo de uma iniciativa que não se encerra na semana de palestras de Agosto de 2020, mas que inicia uma jornada coletiva em prol da articulação do movimento LGBTI+ brasileiro. É o marco inicial de um movimento que pretende fazer ecoar nossas vozes e ocupar os espaços que nos são de direito.

Para baixar acesse: https://corlgbti.wordpress.com/2020/12/16/resistencia-lgbti-caderno-de-trabalhos/