acessibilidade

Início do conteúdo da página

Maio
30
2023

Projeto BRUACA "vivências culturais e produtos de Turismo de Base Comunitária", recebe apoio da Catedra UNESCO "Gênero, Diversidade Cultural e Fronteiras".



imagem
.
   A Rede Bruaca é um negócio de impacto social resultado da minha pesquisa de pós-doutorado em Estudos Culturais realizado na UFMS/CPAQ.
■       O projeto 'Bruaca: vivências culturais e produtos de Turismo de Base Comunitária' visa formatar a Bruaca enquanto produto de TBC no Estado de Mato Grosso do Sul, de forma a contemplar os potenciais turísticos das comunidades tradicionais do município de Miranda/MS, recursos esses ainda não fomentados pelo segmento do mercado turístico na região.
■       Tal proposta também prevê documentar e inventariar os saberes ancestrais desses povos, propondo uma tecnologia social aplicada ao desenvolvimento de turismo de base comunitária e que possa ser replicada em outras comunidades, de modo a subsidiar também contextos formativos e profissionais no âmbito desse campo de estudos e pesquisa e, acima de tudo, contribuir com o fomento de espaços dialógicos de resistência desses povos por suas práticas serem organizadas de forma coletiva, garantindo a autonomia e protagonismo dessas comunidades.  
■       Bruaca Pantaneira é uma marca inspirada nas malas de couro usadas nos lombos de cavalos nas comitivas em que os pantaneiros atravessam o Pantanal. A escolha desse nome veio para transportar ao cliente a sensação da cultura pantaneira como um todo. A bruaca leva aquilo que é essencial ao ser humano, da mesma forma, os produtos e serviços da marca irão entregar ao cliente a essência da cultura pantaneira, em experiências, turismo e produtos.
■       A Bruaca é uma forma de compartilhar as experiências e vivências culturais do Pantanal. A produção de artesanato na aldeia, um almoço na casa do produtor, e-commerce de produtos locais, passeios guiados com comunidades ribeirinhas são alguns dos objetos oferecidos pela marca. Produtos físicos, experiências e turismo de base comunitária vão guiar o "Bruaqueiro" pelo “mosaico pantaneiro” em imersões culturais e sensoriais.
 
O Projeto e as ODS:
04 – Educação de qualidade;
05 – Igualdade de gênero;
08 – Trabalho decente e crescimento econômico;
10 – Redução das desigualdades;
11 – Cidades e comunidades sustentáveis;
12 – Consumo e produção responsáveis;
15 – Vida terrestre.
 
 
Resultados iniciais:
■       Parcerias institucionais e comunitárias: IPEDI, UFMS, UFGD, IFMS, UFSC, ECOA, CERRAPAN, APAB, AMA, Cayanas, Flor de Camalote, Acolhida na Colônia, Prefeitura Municipal de Miranda: SECTUR/SEMEC/SEMAI;
■       Startup aprovada no Edital Centelha FUNDECT/FINEP;
■       Participação no Movimenta Pantanal/SEBRAE;
■       Participação do Conselho Municipal de Turismo de COMTUR/Miranda/MS;
■       Criação da Câmara Técnica de Turismo de Base Comunitária no COMTUR/Miranda/MS;
■       Aplicação da metodologia no Projeto de Aquisição da Merenda Escolar nas Escolas da COPEED/SED em parceria com  a AGRAER, UFMS e Escolas de Ensino Médio Indígenas e do Campo;
■       Criação do APP: https://portal-bruaca.web.app/experiencias.html;
■       Vídeo Edital Centelha 2: https://www.youtube.com/watch?v=814bSe4lE1Y
■       https://instagram.com/bruacabr?igshid=YmMyMTA2M2Y=
■       https://www.campograndenews.com.br/lado-b/consumo/projeto-de-vida-bruaca-mostra-que-pantanal-nao-e-so-homem-a-cavalo

imagem

imagem

imagem
 

 

.

 

imagem



 

.



 



    Fotos