Missão de Internacionalização FCH/UFGD e Cátedra UNESCO.

Entre os dias 09 a 18 de outubro estivemos na Espanha junto a Universidade de La Rioja na cidade de Logroño para atividades de cooperação internacional junto a programas de pós-graduação da referida universidade. A UFGD tem um acordo de cooperação junto a U. de La Rioja desde 2020.

Esse convite partiu da Dra. Ana Maria Veja Gutierrez, coordenadora da cátedra UNESCO Cidadania Democrática e liberdade cultural da referida Universidade, que por sua vez integra conosco a cátedra UNESCO/UFGD.

Realizamos 02 reuniões juntamente com a pró-reitoria de assuntos internacionais sobre possibilidade de mobilidade acadêmica de professores e alunos dos programas de pós-graduação da UFGD. Participamos como conferencista de 02 momentos acadêmicos na universidade.

1. Palestra junto aos alunos de graduação do curso de trabalho social e sociologia

2. Conferencia junto a alunos da pós-graduação em Direito Humanos, Psicologia social e Ciências Sociais.

E por fim a convite do Pro- reitor em assuntos internacionais e investigação cientifica Dr. D. Eduardo Fonseca Pedrero , participamos de uma cerimônia de entrega de 04 doutorados honoris causa no vilarejo medieval de San Millán de la Cogolla, no Monastério de Yuso. D. Eduardo reforçou o compromisso com as políticas de mobilidade acadêmica entre La Rioja e UFGD, destacando a assinatura de nosso convenio e a nossa ida a U. de La Rioja.

Alunos programa de graduação e pós-graduação

reitor
Reitor de assuntos internacionais e investigação cientifica

imagem

Reunião com a equipe da reitoria e assuntos internacionais da La Rioja.

Encontro Nacional das cátedras UNESCO e redes UNITWIN na Espanha.

Entre o dia 16 e 17 de outubro fomos convidados a participar do Encontro Nacional das cátedras UNESCO na cidade de Córdoba/Espanha. Esse encontro reuniu as 37 cátedras da UNESCO que a Espanha possui. O objetivo foi pensar, avaliar e planejar a chamada “agenda 2030”, bem representada na figura dos compromissos internacionais traduzidos pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que impõe um desafio considerável em inúmeras metas e indicadores desagregados, onde nota-se um claro chamamento para a ação envolvendo governos, sociedade civil e academia.

Cada Cátedra UNESCO apresentou seus trabalhos e desafios junto a “agenda 2030” suas dificuldades, fortalezas e desafios futuros. Apresentamos nossa cátedra destacando os 10 anos de compromissos com a Diversidade Cultural e Gênero, ressaltando a importância de proteção, promoção e salvaguarda dos povos originários, principalmente no estado do MS, com foco nos direitos humanos das mulheres. A cátedra UNESCO destacou seu trabalho de capacitação, formação e produção docente e discente através do intercambio de conhecimentos Inter universitários privilegiando epistemologias e culturas em situação de risco segundo os marcos estratégico da UNESCO.

Dra. Ana Veja Gutierrez – coordenadora da Cátedra UNESCO Cidadania Democrática e Liberdade Cultural – La Rioja.

Mesa de abertura do evento com a presença do reitor da Universidade de Córdoba, Alcalde de Córdoba, Keith Holmes ( Coordenador da UNESCO para as cátedras); Francesc Petro – Diretor do Instituto Internacional para a Educação Superior da UNESCO para America Latina - IESALC

imagem, imagem, imagem, imagem, imagem

imagem

Mesa segundo dia: Dr. Fernando Vallespin “A universidade entre passado e futuro”