Luis Fernando Beneduzi passa a integrar o coletivo Cátedra UNESCO/UFGD.

Luis Fernando Beneduzi passa a integrar o coletivo Cátedra UNESCO/UFGD

Luis Fernando Beneduzi é Professor Titular de História e Instituições das Américas (SPS/05) na Universidade Ca' Foscari - Veneza (Itália). De 2013 a 2020, foi Professor Associado de História e Instituições das Américas na mesma universidade. Entre 2018 e 2020 foi Vice-diretor do Departamento de Estudos Linguísticos e Culturais Comparados, e desde 2022 é membro do Núcleo de Avaliação da Universidade. E avaliador, desde 2019, do sistema nacional italiano de ensino superior e, entre 2021 e 2023, foi membro da Comissão de Habilitação Nacional de seu setor, junto à Agência Nacional de Avaliação.  Lecionou na Universidade Johns Hopkins (2007-2013) e na Alma Mater Studiorum Universidade de Bolonha (2005-2009). Desde 2008 é pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa - (CNPq-Brasil), onde obteve financiamento para seis projetos de pesquisa sobre temas relativos à imigração italiana no Brasil, mulheres do Mercosul na Itália, imigração brasileira contemporânea e ítalo-brasileiros na Itália hoje. Foi um dos membros fundadores da Associação Internacional AREIA (Audio-Arquivo sobre as Migrações entre a Europa e a América Latina) e foi eleito Presidente entre 2007 e 2009. Como Professor Visitante, participou em diversas atividades de ensino e pesquisa na Universidad de Montevideo, Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidad de la República, Universidade Federal de Santa Maria, Universitat de Barcelona, Universidad de Cádiz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade de Lisboa. É membro do Conselho Editorial de “Confluenze.  Revista de Estudos Ibero-Americanos" e do Comité Científico das Revistas "Fênix", "Métis", e da série "Diásporas. Cadernos de Investigação"

curiiculo lattes:  http://lattes.cnpq.br/4075275663134023
página pessoal no site da Universidade: https://www.unive.it/data/persone/5590982)