acessibilidade

Início do conteúdo da página

Março
05
2024

Em Teresina, ONU Mulheres colabora com capacitação para equipes da Casa da Mulher Brasileira



 

Ana Teresa Iamarino, consultora sênior de ONU Mulheres, participa de atividade de capacitação em Teresina, Piauí. Foto: Secretaria de Estado para as Mulheres do Piauí.
Ana Teresa Iamarino, consultora sênior de ONU Mulheres, participa de atividade de capacitação em Teresina, Piauí. Foto: Secretaria de Estado para as Mulheres do Piauí




A consultora sênior de ONU Mulheres, Ana Teresa Iamarino, participou nesta quarta-feira (28) de capacitação para as equipes que vão trabalhar na Casa da Mulher Brasileira, em Teresina, Piauí. A unidade vai ser inaugurada no dia 8 de março, para oferecer atendimento integral e humanizado para as mulheres em situação de violência no estado.

Mais de 60 pessoas participaram da atividade de capacitação, fruto de parceria entre ONU Mulheres, Ministério das Mulheres e o governo estadual do Piauí.

ONU Mulheres colaborou na capacitação com um módulo sobre aspectos conceituais, incluindo pautas como os tipos de violências contra as mulheres, os instrumentos internacionais, leis e normas sobre o assunto, dados sobre violência contra as mulheres no Brasil e no mundo, e aspectos sobre o atendimento integral humanizado, incluindo uma abordagem centrada nas vítimas.

A Casa da Mulher Brasileira visa facilitar o acesso das mulheres aos serviços de acolhimento e atendimento de suas necessidades em situação de violência. O espaço inclui diversos serviços, como delegacia e juizado especializados, atendimento psicossocial, alojamento, atendimento para emprego e renda, atenção psicossocial, defensoria e promotoria especializadas, além de brinquedoteca e central de transportes.

Atendimento integral e humanizado

As políticas de atendimento integral a mulheres vítimas de violência estão alinhadas com o mandato de ONU Mulheres, que contribui para a implementação de normas e padrões por meio de seus programas nacionais. No Brasil, uma das frentes de atuação prioritária da ONU Mulheres é a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres e meninas

O objetivo das parcerias de ONU Mulheres tem como é aprimorar os recursos do Brasil para garantir a padronização do atendimento dos serviços, a harmonização das políticas de gênero e a sensibilização na perspectiva de gênero para os funcionários dos serviços. Essas atividades permitem promover o debate sobre os aspectos mais relevantes sobre a transversalidade dos temas de gênero nas políticas públicas.

mais informações: 
https://www.onumulheres.org.br/noticias/em-teresina-onu-mulheres-colabora-com-capacitacao-para-equipes-da-casa-da-mulher-brasileira/

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. 

    Brasil



    Fotos