Março
2020

CÁTEDRA UNESCO/UFGD PARTICIPA NA ONU DE EVENTO EM PROL DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A cátedra UNESCO/UFGD “Gênero, Fronteiras e Diversidade Cultural’, à convite da Cátedra UNESCO “Ciudadanía democrática y libertad cultural” da Universidade de La Rioja- Espanha por intermédio de sua coordenadora a Dra. Ana Maria Veja Gutierrez, para compor discussão a cerca do tema “Derechos y Progreso para todos los Niños en la Era de los ODS” em Genebra, sede europeia das Nações Unidas (ONU).
Representando o staff da Cátedra UNESCO/UFGD participou a integrante da Cátedra UNESCO/UFGD juíza Jacqueline Machado.
O evento integrou professores de outras cátedras como da Argentina, Colômbia, Chile e Espanha e é idealizado pela Universidade La Rioja e OIDEL, entidade internacional e não governamental, com fins educacionais.
Jacqueline integrou a mesa “Discriminação baseada no gênero: O desafio foi superado? ” e participou como debatedora da mesa redonda intitulada “Crianças e Adolescentes em situação de vulnerabilidade (rua, trabalho e exploração sexual): entre a violência e a invisibilidade”.
"Falei sobre a desigualdade de gênero, os números da violência contra a mulher no Brasil e no Mato Grosso do Sul, além dos projetos que já implementamos na Coordenadoria da Mulher”, relatou ela, que considerou riquíssima a experiência no evento.
“Ouvi testemunhos muito fortes de mulheres que foram violadas em seus direitos e pude conhecer as situações de outros países quanto à desigualdade entre homens e mulheres, bem como práticas positivas para a mudança”, finalizou contando que o consenso entre os participantes é que a mudança só é possível com a educação para a equidade de gênero.
Participaram da mesa o advogado do escritório da ONU para a defesa dos povos indígenas (Docip) e professor da Faculdade de Direito de Genebra Andrés Del Castilho e Gladys Acosta, professora e conselheira municipal de Vernier.
Na segunda mesa participou com ela, Marcela Gutiérrez - Diretora do Centro de investigação e política criminal e coordenadora da cátedra da UNESCO de direitos humanos e violência da Universidade de Externado da Colômbia. O evento aconteceu entre os dias 15 a 19 de julho.