acessibilidade

Início do conteúdo da página

Junho
22
2023

Catedra UNESCO completa 10 anos na promoção da Diversidade e Equidade de Gênero.



 
    Nesse ano de 2023 comemoramos os 10 anos de implementação da cátedra UNESCO na UFGD. A missão da Cátedra GÊNERO, DIVERSIDADE CULTURAL E FRONTEIRAS é de colocar em ação as metas do Marco Estratégico da UNESCO no Brasil, dentre elas especificamente o da convenção da UNESCO sobre Diversidade Cultural e Gênero.
    Nossa missão, nesses 10 anos, juntamente com a colaboração de integrantes de instituições nacionais e internacionais, tem se pautado fundamentalmente na promoção dos direitos culturais, na luta pela equidade de gênero e pela disposição de ecoar as vozes das mulheres. Principalmente as vozes dos coletivos femininos que têm criado novos espaços e manifestações de corporeidades, de criatividade, cuidados de si, propondo outros modos de constituição da subjetividade, ou o que bem poderíamos chamar de artes de (re) existência.
    Nesses 10 anos da cátedra UNESCO, acreditamos - a partir de nossa leitura e vivencia enquanto um coletivo plural – que os direitos culturais, a luta por justiça e equidade de gênero, continua sendo uma das potentes linhas que costuram os trabalhos de muitas/os companheiras/os que participam conosco da cátedra UNESCO. Desde nossas inúmeras publicações, cursos de formação, cooperação acadêmica Sul-Sul, Sul-Norte, apoios institucionais que recebemos, as adesões a movimentos e coletivos de mulheres, temos pautado nossa ação por invenções criativas, contemplando as multiplicidades, o respeito a diferença e aos Direitos Humanos. É essa capacidade crítica/inventiva que caracteriza a atuação da Cátedra UNESCO em Gênero, Diversidade Cultural e Fronteiras nesses últimos 10 anos. Aprendemos que o conhecimento intercultural, o artivismo, a formação humana, pode ser tanto um espaço de tensionamento e resistência social e política, quanto um espaço de produção de um outro ethos com a vida.
        É nesse enlaçamento entre arte e vida que temos atuado enquanto coletivo cátedra UNESCO em pensar a cultura a partir da diversidade, não somente como um ato de justiça, mas como um dever ético e político que permite, coletivamente, a busca de um futuro melhor para tod@s

imagem

 

.

 

.


 


 


 



    Fotos