acessibilidade

Início do conteúdo da página

Junho
20
2023

Catedra UNESCO apresenta nova publicação intitulada: " A potencia das margens: corpo, gênero , raça e decolonialidade do poder"



imagem

 

Os textos que compõem este e-book, nasceu da experiência intelectual compartilhada na disciplina “O Sul a partir do Sul: escritos sobre o corpo, estudos de gênero e decolonialidade do poder” construídas pelos/as alunos/as do Programa de Pós-Graduação em História e Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD – MS).
 Esses ‘pequenos’ textos são uma tentativa de transpor ao aprisionamento de ideias, ao modo como os discursos e as práticas instituídas nos capturam e nos paralisam, diminuindo as possibilidades de inventar. Foram construídos por alunos/as da pós-graduação e são tentativas possíveis de liberar também para outras vozes, outros corpos, outros desejos e, ao mesmo tempo, a possibilitar sempre um devir outro, devir mulher, devir negro, devir trans, devir natureza, buscando nas fissuras da escrita, outros lugares, outras epistemes, outros corpos e fazer poético. A opção em pensar a partir das margens- pelos saberes marginais - é uma estratégia afirmativa, ética e transformadora, com ênfase nas intensidades, nos nomadismos, nas fissuras da historia. Fissurar a história única, o pensar único, descolonizar as memorias e os corpos para um mundo “pós-abissal”. O desafio está posto. 
Link da obra: 
https://drive.google.com/file/d/1gwVL1nGIHbKvzUz7o4-Ct1u7Hp51PuBQ/view?usp=drivesdk
 

imagem

 



 



    Fotos