acessibilidade

Início do conteúdo da página

Março
04
2024

Brasil adere à Aliança Global Pelos Cuidados, iniciativa de INMUJERES e ONU Mulheres

Notícias

Foto: Lyon Santos/MDS
Foto: Lyon Santos/MDS .



A ONU Mulheres saúda a iniciativa do governo brasileiro de aderir à Aliança Global Pelos Cuidados, uma iniciativa do Instituto Nacional das Mulheres do México (INMUJERES) em parceria com ONU Mulheres. A carta de adesão foi assinada nesta terça (27) pelo ministro Wellington Dias, de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

O anúncio foi feito pela Secretária Nacional de Politica de Cuidado e Família do Ministério, Laís Abramo, durante painel no Seminário Internacional “Entre o global e o local: experiências de construção e territorialização de políticas e sistemas de cuidados na América Latina e no Caribe”, em Belém.

A iniciativa faz um chamado urgente para a ação de todos os setores para enfrentar a carga desproporcional de cuidados, um obstáculo para as autonomia econômicas das mulheres.

Com a assinatura, o Brasil se soma a um movimento global para construir uma nova organização do cuidado, que promova uma corresponsabilidade social e de gênero

Além do Brasil, 17 outros países e mais de 160 instituições também são membros ou associados à Aliança Global Pelos Cuidados.

A Aliança é um espaço de intercâmbio de boas práticas entre governos, organismos internacionais, sociedade civil, setor privado, organizações filantrópicas criem iniciativas para reduzir as desigualdades, garantir o reconhecimento, redução e redistribuição do trabalho de cuidado. Também apela à representação e remuneração das pessoas trabalhadoras do cuidado.

A assinatura da adesão é resultado de uma negociação que teve ponto alto no I Seminário do Mercosul sobre Políticas e Sistemas de Cuidado, em novembro de 2023, em Brasília (DF). Na ocasião, o Brasil manifestou seu interesse em aderir à iniciativa.

saiba mais em : https://www.onumulheres.org.br/noticias/brasil-adere-a-alianca-global-pelos-cuidados-iniciativa-de-inmujeres-e-onu-mulheres/




    Fotos