Dezembro
2023

Ações ecopoéticas na 3ª edição da Escola de Artivismos Decoloniais do Sul com o apoio da Cátedra UNESCO/UFGD.

Numa perspectiva feminista e dissidente, Marta Sierra (AR/EUA) Professora, pesquisadora e escritora (Kenyon College); Karina Bidaseca (AR) Curadora do trabalho de Ana Mendieta (NuSUR/Professora Titular. Universidade de Buenos Aires/Universidade de San Martín, pesquisadora principal CONICET); Adriana Anacona Muñoz (CO) Líder indígena Yanakuna Pueblo (Prof. Universidad del Valle), com a facilitação de Rocío Sosa (AR) Prof. UNLP/NusUR, María Clara Calvacanti (UFRJ, Brasil) e Hariagi Borba Nunes (UFGRS, Brasil) , irão revolucionar as sensibilidades através de práticas artísticas localizadas entre os anos de 1960 até o presente por artistas chilenos, brasileiros, colombianos e cubanos.

É um ato político e deliberado de deslocamento, de abertura mo tempo e no espaço, quando nos deixamos “afetar” pela arte dos anos setenta e oitenta: o Quipus de Cecilia Vicuña (Chile); a andarilhagem ambulante (andar = ‘caminhar, andar’ e andarilho = ‘caminhante e peregrino’) de Lygya Clark; Parangolés, Bólides, Psichophotos de Hélio Oiticica (ambos do Brasil); as Silhuetas de fogo da magmática Ana Mendieta (Cuba); os tecidos das mulheres Yanakuna, entre outros.

Cada Workshop abordará as revoluções sensoriais em torno das reflexões vívidas dos artistas sobre conceitos poéticos. Essas atividades ocorrerão entre o dia 6 e 7 de dezembro no Auditório Lectura Mundi da Universidad Nacional San Martin – UNSAM/Buenos Aires. Maiores informações:

Instagram: @escuela_de_artivismos_del_sur

EMAIL: http://escuelartivismosdescoloniales@gmail.com

• DIA 6 DEZEMBRO

Workshop Corpografias e memórias do exílio. Vamos descolonizar nossos corpos! Cecília Vicuña e Ana Mendieta.

Leituras recomendadas

• "AGUA ANA MENDIETA. Transposições/Transtemporalidades." K. Bidaseca. In Love como poética da relação. Discussões feministas e artivismos decoloniais. K. Bidaseca e M. Sierra (Coord.). Bs As: El same Mar/Clacso, 2022.
Disponível: https://www.clacso.org/el-amor-como-una-poetica-de-la-relacion/

• Ana Mendieta. Pássaro do oceano. K. Bidaseca. Bs As: Mesmo março de 2021.

• "As geleiras sentem (e sangram). 50 + 40. Artistas para memória em Wallmapu." K. Bidaseca. Buenos Aires: mesmo março de 2023

• “Pensar bem: estética do precário”. M. Serra. Em golpes comuns. Estética feminista decolonial na América Latina e no Oriente. K. Bidaseca e M. Sierra. Bs As: O mesmo mar.

• DIA 7 DEZEMBRO

Workshop: Corpografias e Performances. Vamos descolonizar nossos corpos! Hélio Oitica, Lygia Clark (Brasil).

Leituras recomendadas

• Hélio Oiticica. Cartas (1962-1970). Tania Rivera (organização), Editora UFRJ, 2023.

• "Lélia Gonzalez. Por um feminismo americano." K. Bidaseca e R. Inôcencio (Coords,). Buenos Aires, mesmo março de 2022.

• Vídeo. https://drive.google.com/drive/folders/108X7OVtIr_AV0FlRaKkCNqZY9L2ra8U2?usp=sharing

.

..