35 cátedras da UNESCO se reúnem em Córdoba para analisar os desafios do ensino superior

Escrito por G.C.

Autoridades e participantes na inauguração da reunião de cátedras da UNESCO.

Autoridades e participantes na inauguração da reunião de cátedras da UNESCO

Representantes de 35 cátedras UNESCO de outras universidades espanholas se reunirão hoje em Córdoba em um encontro nacional patrocinado pela Cátedra UNESCO em Resolução de Conflitos da Universidade de Córdoba. Durante dois dias, colocarão em cima da mesa questões como a transformação do ensino superior, os planos de trabalho das Redes Unitwin de Espanha e o papel destas cátedras na vida universitária.

É a segunda vez que a UCO acolhe este encontro depois do realizado em 2009, “demonstrando assim o compromisso que a UCO tem com os valores que a UNESCO representa: liberdade, paz, progresso social, igualdade de direitos ou dignidade humana”, destacou o reitor, Manuel Torralbo Rodríguez. “Estes valores são alcançados através da educação, da ciência e da cultura”, indicou o reitor; “três caminhos que queremos que os nossos alunos sigam, pois são também os valores de qualquer sociedade democrática.” Torralbo agradeceu publicamente a presença e o apoio permanente da Câmara Municipal e do Conselho Provincial de Córdoba ao trabalho da Cátedra UNESCO da UCO.

O prefeito de Córdoba, José María Bellido, deu as boas-vindas aos representantes das cátedras na cidade e destacou sua trajetória de mais de três décadas de trabalho, “unindo esforços na cooperação internacional, cogovernança e intercâmbio de conhecimentos de mais de um cem países que participam dos programas promovidos pela UNESCO. O presidente do Conselho Provincial, Salvador Fuentes, também destacou o papel da UNESCO nos desafios globais que geram “investigação e conhecimento sobre desigualdade, crise climática, educação, paz, despovoamento ou comunicação”, entre outros.

Representando o executivo da CRUE, o reitor da Universidade Pablo de Olavide, Francisco Oliva, destacou o trabalho das cátedras UNESCO na transferência de conhecimento ou na criação de novos programas de ensino universitário.

A conferência inaugural foi proferida por Keith Holmes, Coordenador de Pesquisa do Programa Unitwin/Cátedras UNESCO, que foi seguido por Francesc Pedró, diretor do Instituto Internacional de Educação Superior na América Latina e no Caribe (IESALC) com a conferência 'O roteiro da UNESCO para a transformação do ensino superior: o que esperamos das cátedras UNESCO?'. Amanhã estará também o professor de Ciência Política da Universidade Autónoma de Madrid, Fernando Vallespín, que falará sobre ‘Uma Universidade entre o passado e o futuro’.

Cátedras UNESCO e Redes Unitwin

O programa Cátedras UNESCO e Redes Unitwin, lançado em 1992, reúne mais de 850 instituições de 117 países e promove a cooperação e a criação de redes interuniversitárias internacionais para fortalecer as capacidades institucionais através do intercâmbio de conhecimentos e da colaboração. Atualmente existem 65 Cátedras Unesco em Espanha, sendo a UCO a única que organizou esta reunião em duas ocasiões. Na Andaluzia, além da UCO, as universidades de Granada contam com uma Cátedra Unesco, especializada em sustentabilidade; Málaga, em comunicação e a Universidade Internacional da Andaluzia, em interculturalidade.

A Cátedra UNESCO em Resolução de Conflitos na UCO
A Cátedra Unesco em Resolução de Conflitos foi criada em 2006 como resultado do acordo assinado entre a Universidade de Córdoba e a UNESCO no âmbito do programa Cátedras UNITWIN/UNESCO com o objetivo de fortalecer a cooperação internacional .entre instituições e programas de ensino superior através de intercâmbio e networking, de modo a promover a solidariedade académica, especialmente com os países em desenvolvimento.

Desde a sua criação, tem funcionado como um fórum de formação e investigação dirigido especialmente aos âmbitos académico, profissional e social para a análise de situações de conflito que possam surgir e fornecer os valores do diálogo e da cultura de paz como elementos essenciais para a compreensão da realidade.
Acesse:https://www.uco.es/servicios/actualidad/sociedad/item/151862-35-catedras-unesco-se-dan-cita-en-cordoba-para-analizar-los-retos-de-la-educacion-superior

.