acessibilidade

Início do conteúdo da página

Março
31
2020

Lembrar 64 para novamente não acontecer!



Hoje, dia 31 de março de 2020, lembramos 56 anos do golpe de Estado que fez o Brasil mergulhar em 21 anos de ditadura civil-militar. Para não deixarmos essa data cair no esquecimento, nós, do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH), iremos lançar nosso canal no Youtube com um dos vídeos produzidos pelo projeto “Mulheres de luta: feminismo e esquerdas no Brasil (1964-1985)”, coordenado pela professora Drª Cristina Scheibe Wolff e financiado pela CAPES. Este `primeiro episódio mostra a história e a experiência de mulheres na militância de esquerda no período de ditadura civil-militar no Brasil. - LEGH CFH
 

Mulheres de Luta
Projeto do LEGH CFH.


O projeto

O Projeto “Mulheres de luta: feminismo e esquerdas no Brasil (1964-1985)”, coordenado pela professora Drª Cristina Scheibe Wolff e financiado pela CAPES através do Edital “Memórias Brasileiras: Conflitos Sociais”, tem como principal problemática que o feminismo tem sido um conflito social importante na sociedade brasileira, e que se consolidou especialmente na sua interação com grupos de esquerda durante o período da ditadura (1964-1985) e que, neste período, trouxe significativas mudanças sociais. Partimos da concepção de conflito social que abrange não somente as lutas por condições materiais de existência e lutas políticas no sentido tradicional, mas também lutas por mudanças culturais, contra hierarquias e preconceitos, especialmente os construídos a partir do gênero. Percebemos, portanto, o feminismo a partir da especificidade da sua constituição como movimento social e conjunto de ideias no Brasil no período da ditadura e suas interfaces com as organizações e movimentos de resistência ao regime ditatorial: partidos, organizações armadas, movimentos de familiares de presos e desaparecidos, grupos de exiladas, entre outros movimentos.
A pesquisa foi feita através da realização de entrevistas orais gravadas em vídeo, livros de memórias e autobiográficos, periódicos feministas e da imprensa alternativa encontrados nas viagens de pesquisa em acervos em todo o Brasil, entre outros.

O Projeto “Mulheres de Luta”, além de auxiliar na construção de TCCs, dissertações e teses, resultou em um E-book organizado por Cristina Scheibe Wolff, Jair Zandoná e Soraia Carolina de Mello. O livro conta com a contribuição dos vários integrantes do Projeto. Além disso, o Projeto resultou em um Webdocumentário disponível no seguinte link: https://mulheresdeluta.ufsc.br/.

 Acesse o e-book: httpss://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201257




    Fotos