Robson Laverdi

robson

Dr. Robson Laverdi

Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU (1995), mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP (1998) e doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense-UFF (2003). Realizou estágio pós-doutorado em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (2010), quando contribuiu na docência da pós-graduação. Entre os anos 19997 e 2012 foi professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE, quando atuou junto à graduação e ao Programa de Pós-Graduação em História, Poder e Práticas Sociais. Naquela instituição coordenou por vários anos o Centro de Pesquisa e Documentação sobre o Oeste do Paraná. Hoje é professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG e atua na docência/pesquisa/extensão na graduação e como investigador vinculado à Linha de Pesquisa Sujeitos e instituições: saberes e práticas junto ao Programa de Pós-Graduação em História, Culturas e Identidades, onde é vice coordenador. Nestes âmbitos coordena, em parceria com Alessandra Izabel Carvalho, o Laboratório de Pesquisa Memória, Cultura e Natureza. Desde 2013 desenvolve pesquisa continuada sobre Memória, Oralidade e Cultura Ordinária, também colaborando na formação do Núcleo de História Oral da Incubadora de Empreendimentos Solidários IESOL, se constituindo como um Programa de Extensão Permanente da UEPG. Neste âmbito de atividade desenvolve pesquisa e extensão com memórias de trabalhadores de reciclagem vinculados à ARREP (Ponta Grossa) e a ARPA (Porto Amazonas). É sócio da Associação Brasileira de História Oral desde 2007, tendo feito parte de sua diretoria na gestão 2012-2014; e desde 2010 da Red Latino-americana de História Oral, em que colabora com a representação brasileira. Desenvolveu atividades como professor visitante na Universidad Nacional de San Juan Bosco (Patagônia/Argentina, 2008), na Universidad de Buenos (Argentina, 2009), Univesidad de la República (Uruguai, 2014). Publicou entre textos o livro Tempos diversos, vidas entrelaçadas: trajetórias itinerantes de trabalhadores no Oeste do Paraná, (Aos Quatro Ventos, Curitiba, 2005) e em coautoria/co-organização: História, práticas culturais e identidades: abordagens e perspectivas teórico-metodológicas (Edunioeste, Cascavel, 2008), Práticas socioculturais como fazer histórico: abordagens e desafios teórico-metodológicos (Edunioeste, Cascavel, 2009), Desplazimientos en Argentina y Brasil (Imago Mundi, Buenos Aires, 2010), História oral, desigualdades e diferenças (Editoras da UFSC/UFPE, Florianópolis/Recife, 2012). Desde las profundidades de la historia oral (Imago Mundi, Buenos Aires, 2013).