Lídia M.V. Possas

lidiapossas

Profª Drª (Livre Docente) Lídia M.V. Possas

Livre Docente em Historia, Relações de Gênero e Feminismos na América Latina, com Pós doutorado junto ao Programa Interdisciplinar de Ciências Humanas e o do Instituto de Estudos de Gênero/ UFSC e do Archivo Provincial de la Memoria em Córdoba na Argentina. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo /USP(1999) e Mestrado em Historia (UNESP/Assis) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992).

Atualmente é docente na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho atuando nas disciplinas de História do Brasil República, América Latina e Introdução à História para os   cursos de Ciências Sociais e Relações Internacionais. Integra a Linha 2( Cultura, Memoria e Identidade) do Programa de Pós Graduação de Ciências Sociais da FFC /Marília desenvolvendo reflexões com os temas: gênero, mulheres, memória, feminismos, representações e identidade.

Atua na Vice Coordenação do GT de Estudos de Gênero da ANPUH/Nacional ; do Grupo de Pesquisa, cadastrado no CNPq Cultura & Gênero e de Grupos de Estudos ( Graduação e Pós Graduação) na temática de História, Gênero e Cultura da UNESP/Marília desde 2000.

Atualmente é pesquisadora do CNPq( bolsa PQ) e Coordenadora o Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero/LIEG na UNESP-Marília desenvolvendo projeto de políticas públicas abordando a violência doméstica em parcerias com outras Universidades do país.

Possui várias publicações, sendo que as mais recentes estão diretamente relacionada com a Pesquisa PQ intitulada “ Feminismos, Gênero e Viuvez. A invisibilidade das narrativas de viúvas nos movimentos sociais e de resistência às Ditaduras.Brasil e Argentina nos anos 70-80, concluída e a Os lugares e os usos da Memória.As narrativas e as lutas simbólicas: viúvas, sobreviventes, militantes . Brasil e Argentina nos anos 70-80 em andamento.