Pesquisador da Cátedra e equipe desenvolvem missão de estudos em Moçambique

PROJETOMOCAMBIQUE

Docentes e discentes brasileiros, coordenado pelo Professor Dr. Edvaldo Cesar Moretti que integra o colegiado da Cátedra UNESCO/UFGD, estiveram em missão de estudos no mês de março na Província de Maputo, Moçambique durante o desenvolvimento da primeira parte do Projeto: “Práticas sociais e saberes de mulheres e homens e a produção do território rural no Distrito de Marracuene em Moçambique: viabilidade das alternativas produtivas no mundo da sustentabilidade”.

O projeto é financiado pela CAPES (aprovado no edital 033/2012 - Programa Pró-Mobilidade Internacional CAPES/AULP 2012 - e executado pela Universidade Federal da Grande Dourados e Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), com previsão de termino para julho de 2015.

Esta primeira atividade em Moçambique foi composta de levantamento de praticas sociais desenvolvidas na área de pesquisa que é o distrito de Marracuene a cerca de 30 km da capital Maputo.

mocambique3

Entrevista com Diretor Nacional de Turismo no Ministério do Turismo em Maputo

Foram identificados grupos sociais que atuam com práticas sociais com possíveis vínculos com a atividade turística, entre eles, artesãos, pescadores, comerciantes, grupos de mulheres.

mocambique2

Entrevista com artesãos no Município da Matola, Provícia de Maputo

Nesta etapa da pesquisa foram entrevistados dirigentes locais e foram realizados levantamentos bibliográficos nas bibliotecas da Universidade Eduardo Mondlane. O grupo participou de atividades acadêmicas na Universidade, ministrando palestras (no total 7 palestras, sobre temáticas relativas ao projeto), e teve atuação em reuniões de trabalho de grupos de pesquisadores da UEM.

mocambique1

Reunião da Equipe no Centro de Estudos e Análise de Políticas da Universidade Eduardo Mondlane

Integraram a equipe os professores:

Alvaro Banducci Junior (UFMS)

Edvaldo Cesar Moretti (UFGD)

Silvana Aparecida Lucato Moretti (UEMS)

E os discentes:

Ângelo Franco do N. Ribeiro (Doutorado em Geografia - UFGD)

Luan Fernando Schwinn Santos (Psicologia - UFG)