ndias4 20150905162814585431ujj e4ee63dca4a0ffac1730f92631e2c7b3_Volunteer-Opportunities ndias1 Marcha-Itza-LR-9-620x400 ndia2 peace_and_security_web.161100255_std ndias3 Womenofafrodescents

Novo livro referente aos diálogos realizados no V Seminário Internacional América Platina: Fronteiras da Diversidade, Resistências e Rupturas, organizado pel@s pesquisador@s integrantes da Cátedra UNESCO/UFGD.

Adquira através do site

novo livro

Sinopse: Temos ainda pouco diálogo com a literatura dos vizinhos platinos, assim como com a teoria social e política latino-americana. Pensando nisso, esta coletânea aborda, de forma amplamente discutida, temas com raízes históricas e estruturais comuns aos demais Estados platinos, para além do Brasil. Logo, o desafio não é necessariamente trabalhar novos ou outros temas, mas dar a esses uma abordagem mais dialógica e disposta a situá-los no âmbito da região platina. Para tal, é de suma importância conhecer a região, acessar seus escritos e identificar como a academia e pesquisadores desses locais percebem a América Platina e os povos que aí habitam.

Vivemos em um contexto no qual se aprofundam os conflitos em torno da terra e dos recursos naturais, e grandes contingentes populacionais são deslocados dos seus territórios mediante a precarização do trabalho e o ocultamento das identidades pela imposição dos valores morais e culturais do mercado. Em tal estágio de aprofundamento das contradições, faz-se necessária a abertura da academia para discutir e refletir, junto aos movimentos sociais, espaços de organização e mobilização na tessitura de alternativas de superação do modelo de vida-morte que o capital impõe.